Terapias Alternativas
Com muita satisfação te convido a conhecer as terapias alternativas que executo, e o texto abaixo serve como um complemento para que todos possam conhecer outras terapias que possam complementar a busca por equilibrio, saúde e bem-estar.
Compartilhando informações claras sobre o que é a terapia alternativa, encontrei esse texto cuja fonte é do site www.unasus.gov.br
“Terapia alternativa” é o nome popularmente referido a qualquer prática que não se enquadra no tratamento médico tradicional. Há dezenas de terapias alternativas que, cada vez mais, crescem em tamanho e popularidade no Brasil. Muitas delas são oriundas de países orientais que perpetuam práticas milenares.
As terapias alternativas ou complementares, como ocasionalmente são chamadas, compõem o campo da medicina alternativa. Esta é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um conjunto de práticas de atenção de saúde que são parte da tradição do país.
Elas não são reconhecidas pela comunidade médica, mas podem ser um ótimo complemento para tratamentos convencionais. Além disso, há pesquisas que comprovam, sim, seus benefícios para a saúde e a felicidade dos pacientes.
Conforme informações do site do ministério da saúde de 2006 a 2018 ocorreu um grande avanço nas terapias integrativas, abaixo segue texto extraído do site cim o intuito de informar quais as terapias com possível disponibilidade no SUS.
“Em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) eram ofertados apenas cinco procedimentos. Após 10 anos, em 2017, foram incorporadas 14 atividades, chegando as 19 práticas disponíveis atualmente à população: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia e yoga.
Confira cada uma das dez novas práticas:
Apiterapia – método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros.
Aromaterapia – uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem estar e saúde.
Bioenergética – visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.
Constelação familiar – técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.
Cromoterapia – utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.
Geoterapia – uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares.
Hipnoterapia – conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados.
Imposição de mãos – imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade.
Ozonioterapia – mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia.
Terapia de Florais – uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo.
Quando li esse texto fiquei muito feliz com o avanço que está acontecendo na área terapeutica. É uma expansão e que cada vez mais novos processos de cura seja introduzidos e conhecidos por todas as pessoas ao ponto de ser usado como prevenção.
Nas abas acima conheça as técnicas de terapias que introduzo nos meus atendimentos terapêuticos.