Dança Cigana
Toda dança tem sua técnica, tem sua beleza, mas a dança cigana por representar um povo com a cultura milenar e que está presente em todo o mundo tem um encanto que transborda energia, força e ao mesmo tempo delicadeza.
Essa é uma dança que expressa através dos movimentos o amor, o sentimento que vem da alma e por isso que encanta.
Impossível estudar a Dança Cigana sem estudar a cultura, história e a magia do povo cigano.
E toda dança por si só já é terapêutica, qualquer dança, dependendo do ritmo, estilo musical a vibração energética é alterada e quem se permite, com certeza, após uma aula de dança cigana, terá uma sensação de leveza, bem-estar, de liberdade e, ao mesmo tempo, uma força que move a conhecer e estudar mais todos os tipos de dança cigana que está presente em cada país.
Como professora e dançarina faço questão de dizer que a dança cigana traz as seguintes maravilhas na vida de quem a pratica:
Mudança energética: a dança cigana através dos movimentos dos braços, das saias, postura traz uma liberação das emoções enquanto dança e assim um alinhamento em todos os chacras trazendo equilíbrio, pois se trabalha com os quatro elementos da natureza sutilmente.
Equilíbrio: a dança cigana traz uma liberação dos sentimentos, tem música que o seu padrão energético impulsiona a colocar para fora sentimentos e assim um equilíbrio é estabelecido e sente uma mudança no posicionamento em relação a vários assuntos que estavam procrastinados.
Corporal: a dança cigana pode ser aprendida por crianças, adolescentes e senhoras, trabalha movimentos corporais onde todas as idades compreendem, aprendem e melhoram a postura.
Interação Social: a dança cigana nos permite expressar a nossa alma e a nossa individualidade, mas é muito interessante que ao dançar todas as pessoas que olham se aproximam e assim é quase que automático se tem aglomeração, pessoas em volta, é uma dança que aproxima as pessoas, familiares querem ver, pessoas se unem em festas e trabalhando o ser é uma dança que traz um despertar interno, mas ao mesmo tempo nos permite olhar para tudo que está ao nosso redor.
Elevação Espiritual: a dança cigana traz ancestralidade familiar, traz história, o nosso país tem historicamente imensas possibilidades ancestrais com o povo cigano e com a cultura de Portugal e consequentemente de outros países, sim somos seres espirituais e que tudo está ligado em uma grande teia. A Dança Cigana nos religa a nossa ancestralidade espiritual, pessoas que gostam dessa dança traz um coração aberto para fé, perseverança e a Luz que esse povo traz indiferente da dimensão que estejam.
Bem estar: interagir com as pessoas através da dança traz bem estar, crescer intelectualmente através dos conhecimentos de cada país, inspiração para fazer viajem e principalmente buscar na vida situações que fazem viver livremente, com consciência e autoconfiança isso tudo traz bem estar.
Mudança de humor: é impossível participar de uma aula de dança cigana e não mudar o humor, essa mudança pode ter certeza sempre para melhor, pois a música, estar com pessoas, entender a força que tem essa cultura traz a percepção que a vida é muito curta para se apegar em situações que não nos fazem crescer. A dança cigana transforma os sentimentos e eleva a alegria de viver.
Autoestima: ao se vestir igual a uma cigana, uma força surge dentro de nós, onde cada música, a apresentação, faz sentir que somos capazes de realizar sempre algo a mais, toda mulher que começa a estudar a dança cigana com dedicação desperta sua beleza interior, feminidade, força e aumenta sua autoestima consequentemente quem está ao redor sente sim uma grande mudança nas atitudes, pois traz uma autoconfiança. Costumo dizer que é a força de olhar, força na palavra que as verdadeiras ciganas trazem em suas atitudes.
As aulas de dança cigana podem ser aprendidas por crianças, adolescentes e todas as mulheres de qualquer idade.
Aula de dança cigana infantil: nessa idade eu trabalho com as crianças a partir dos cinco anos de idade, busco interação entre eles, respeitando cada um da força que são, incentivo autoconfiança, conhecer outros ritmos de músicas, expressar suas emoções e o aprendizado da cultura de forma leve e que acrescente na vida atual, fortificando os laços familiares. Para os ciganos a família tem o papel primordial na vida do grupo nômade.
Aula de dança cigana adolescentes: trabalho através da dança cigana, interação, família, superações e a expansão do mundo interno para externo de cada adolescente, trazendo consciência que o estudo, aprendizado e as escolhas deles interferem no futuro e dos familiares. Através da dança em história lúdicas, incentivar a buscar objetivo e se integrando e assumindo autoresponsabilidade em suas ações. A arte, a dança, qualquer dança ensinada com seriedade e propósito transforma vidas.
Aula de dança cigana Mulheres de todas as idades: dar aula para mulheres de mais de 50 anos é uma honra, cada senhora que faz parte da roda, que aprende movimentos, que sorri e se emociona ao dançar e escutar uma música costuma dizer que é uma dádiva divina. Nunca é tarde para ir à busca de seus sonhos me se sentir livre e amada.
Qual o meu propósito ao dar aula de dança cigana?
Crianças e Adolescentes - incentivar a superação de qualquer situação vivida através dos movimentos da dança e histórias lúdicas que fortaleçam o aprendizado, perder a vergonha de falar em publico, fortalecer a autoconfiança, valorização da família, convivência em grupo trazer um despertar através da cultura cigana buscando autoestima e amor próprio. E de forma muito leve ensinar a dançar com amor e respeito.
Mulheres de todos os ciclos - fazer renascer a força feminina através da dança, trazer um despertar espiritual, uma interiorização e bem estar. Fortalecimento como mulher, ser humano através de cada aprendizado trazido em aula.
Tecnicamente quais os movimentos corporais e as variações que se aprende na dança cigana?
Alongamento e aquecimento
Postura na dança
Movimentos das mãos
Movimentos das saias
Dança com Lencinhos
Dança com Echarpe
Dança com Xale
Dança com Leque
Dança com Rosa
Dança com Tochas
Dança com Punhal
Dança com Fitas
Dança com Pandeiro
Dança Ritualística dos Quatro Elementos
Estilos de Dança Cigana conforme o País
Dança Cigana do Egito
Dança Cigana da Turquia
Dança Cigana da Rússia
Dança Cigana da Espanha
Dança Cigana dos Balkans
Dança Cigana da França
Dança Cigana da Grécia
Dança Cigana da Bulgária
Dança Cigana da Romênia
Dança Cigana da Índia
Dança Cigana Artística
Dança Cigana do Brasil