Minha história com a Dança Cigana
"A dança cigana se dança com a alma, com o sentir e com o coração."
Nas férias escolares eu ia sempre para a casa da minha madrinha de batismo, quando chegava na cada dela a primeira coisa que gostava de fazer era brincar no quintal, a brincadeira com os meus primos sempre estavam incluídos escutar música e dançar. Lembro usando um gravador infantil e no quintal repetindo os passos de vários cantores infantis.
Outra lembrança que tenho, foi uma visita que fiz em uma academia perto da minha casa, e nesse local que me lembro de uma menina com saia muito colorida dançando em frente ao espelho, essa saia tinha muita roda e eu nem imaginava que era a Dança Cigana. Acredito que eu tinha uns 11 anos.
A forma de me expressar através da dança foi mudando ao passar dos anos, curti outros estilos, outras músicas, mas me lembro que todas matines aos domingos quando tocava Madonna em um clipe, vestida de roupa espanhola eu ia dançar e não pensava mais em nada...
Com passar dos anos a vida, os estudos, trabalho, ser mãe... o Universo tratou de me lembrar que não temos controle de tudo na nossa vida e após o nascimento da minha terceira filha me deparei com uma crise de pânico após a morte de minha madrinha Beatriz.
Nesse momento realmente eu perguntei” Porque estou passando por isso?” Eu acreditava que fizera tudo certinho…
Assim após realmente tomar a decisão que não queria remédios e nem ficar sem sair de casa, eu me agarrei com todas as forças com a Psicoterapia e a Aulas de Dança Cigana.
A Dança Cigana resgatou a minha liberdade, meu amor-próprio, e um profundo respeito por essa cultura que apesar de tantas lutas e preconceitos está atuante nos tempos de hoje.
Tive coragem e começei a dar aula de dança cigana, eu tive uma das experiências mais maravilhosas que foi dar aula para crianças e os resultados foram espetaculares na vida de cada menina e adolescente que passou por essa experiência de aprender os movimentos da dança e a utilizar os instrumentos da dança.
A Dança Cigana complementou e serviu de estudos ao meu desenvolvimento espiritual, afinal existe uma Corrente de trabalho na Umbanda que se chama Povo do Oriente e Corrente do Povo Cigano, estudar a dança, me levou a estudar a cultura e o lado mistico que o povo cigano possue e assim comecei a observar nos trabalhos espirituais quanta magia e energia tem essa corrente.
Sempre lembrando que existe a parte técnica da dança cigana e a parte da energia e do encanto, pois cada movimento traz uma transformação na vida de quem se propõe a viver a dança em sua plenitude percebe as mudanças em suas atitudes, na auto estima.Tudo na vida exige dedicação, estudo e discernimento.
Foi 8 anos de estudo, professoras, amigas da dança, experiências maravilhosas que trouxeram a minha cura e a mudança na minha vida, pois cada aprendizado me levava para outros caminhos para me especializar e me aprofundar.
Agradeço cada conquista que a dança me ofereceu de presente nessa vida.
Atuação como aluna e professora de Dança Cigana
Comecei a dar aula em um local espiritualista, tudo na minha vida estava sempre ligado a acolher pessoas, não diferiu na dança, primeiro ao aprender a dançar nem imaginava em dar aula, e vendo os benefícios que a dança me trouxe, decidi aceitar o convite de dar aula para crianças em um centro espírita. Essa esperiência amadureceu e me incentivou a dar aula para mulheres e assim começei mais uma forma de expandir o meu trabalho terapêutico através da dança e dos círculos de mulheres.
Ensinar as crianças é muito gratificante, elas aprendem rápido e são muito receptivas e assim elas me incentivaram a montar um grupo de dança infantil.
Assim a dança cigana faz parte da minha vida.E onde sou chamada para dançar eu me apresento levando com amor e respeito a magia que essa dança representa.
Sempre me senti sozinha nessa busca do aprendizado, uma vontade imensa de saber sobre a Cultura do Povo Cigano, mas não sabia muito bem onde procurar e por onde começar.
Todas as pessoas que surgiram nessa caminhada, parece que foram colocadas a dedo pelo Universo.
Sou muito grata por todas as professoras que moldaram o meu aprendizado.
Duas professoras foram muito importantes no início da minha jornada para aprender a dança cigana a Prof. Sumaya Sarran e a Prof. Rosmarie Miranda. Uma das bases muito importante que a dança me trouxe foi o quanto temos que honrar os que estiveram antes de nós, o quanto as pessoas mais experientes precisam ter nosso respeito e por fim o quanto a família é a base de tudo.
Com a professora Sumaya aprendi a pegar no pandeiro antes de aprender a fazer os movimentos das mãos e com a professora Rosmarie a olhar para frente, com a cabeça erguida e foi através da Conchitas que tive a minha primeira experiência ao se aprensentar em uma festa cigana a Festa dos Sbanos.
Na Casa da Bruxa com o Albino Granado aos domingos aprendi sobre a história, cultura e os oráculos do povo cigano, material precioso sobre tudo que permeia o povo cigano e sobre a sua vasta experiência com o Museu Cigano e suas peças antigas.
Na Escola Shiva Nataraj foi o local onde iniciei os primeiros passos técnicos da dança com a Mhelani Souza, e onde fiz a minha primeira apresentação em um palco de teatro.
No Espaço Alegria Cigana estudei a dança cigana de vários países e vivi uma das experiências mais lindas da minha vida, estudar a dança e nesse mesmo local atuar como Terapeuta. Após esse curso comecei a perceber como os aprendizados em grupo é importante, e também serviu como base para conduzir minhas futuras alunas.
Hoje esse local tem meu carinho profundo, pois me deu apoio em alguns momentos desafiadores da minha vida inclusive após a minha separação.Uma verdadeira família.Mestra e amiga Mhelani Souza quanta gratidão por sua existência.
No Solidariedança fui professora apenas alguns meses devido a outros projetos que estavam em andamento, tive que me ausentar. Nesse local a inclusão, o amor e a dedicação se fazem presentes desde a crianças, adultos e cadeirantes.
Na Casa de Cultura Z através da Professora Sayonara Linhares aprofundei os estudos sobre a dança, ritmos, cultura de vários países que a dança cigana estava presente. Esse aprendizado me ensinou que o TCC e a apresentação da dança cigana russa Roma Ruska precisava de perseverança e uma boa saúde física, pois dançar essas músicas ciganas russas precisariam de muito folego e interpretação. Foi um aprendizado que devo a mais uma professora maravilhosa Erika Paulino que montou a coreografia e me ensaiou.
Algumas rodas de estudo me ensinaram as diferentes dança da Grécia, dança da Turquia, dança da Espanha, rumba gitana, movimentos com o Xale dança com tochas de fogo com professoras maravilhosas.
Todos esses estudos me levaram a Dança Circular e ao estudo do Sagrado Feminino.
A experiência ao dançar no Maktub a convite da Professora Joyce fez enxergar em mim a minha capacidade, que quando nos dedicamos a um projeto e uma causa podemos viver experiências maravilhosas, poder levar as crianças que eu já estava ensinando a dançar, poder me apresentar e poder contar com pessoas que me deram incentivo nesse dia foi muito importante, sensação de superação e missão cumprida.
Palestrar no Rotary Club falando da força e da cultura do Povo Cigano foi muito gratificante e claro dessa vez as crianças dançaram, as alunas dançaram lindamente.
Dançar em alguns Templos de Umbanda fortificou a minha fé, expandiu a minha consciência e aumentou a minha responsabilidade como espiritualista, professora e eterna aprendiz da cultura cigana e da amada Umbanda.
Ampliar meu conhecimento através do aprendizado com a Embaixada Cigana, foi uma das vivências mais esclarecedoras e misticas.
Conhecer, estudar a Dança Cigana me levou até a Espanha experiência desafiadora, afinal ficar horas no avião me fez pensar muito se conseguiria chegar até esse país, mas sou muito grata a todos que fortaleceram para essa viajem se realizasse.
Estudar a Dança Cigana me levou também até a França com uma grande amiga e Professora Francis Negri, e como cada experiência leva para um novo caminho e assim começaram os estudos sobre Maria Madalena.
Assim a dança cigana fez parte da minha vida e sempre fará. E onde sou chamada para dançar eu me apresento levando com amor e respeito a magia que essa dança representa.
Experiência Profissional
Cia Alegria Cigana – Prof. Dança Cigana Infantil – atual / outubro 2018
Fraternidade de Luz Perseverança e Amor – Prof. Dança Cigana – 2015 a 2018
Solidariedança – Prof. Dança Cigana – 2017
Experiência Artística
Rotary Club – Tatuapé,Carrão e Mooca – Dança Cigana Solo /Apresentação do Grupo de Dança Cigana Roda de Luz Infantil e Palestra: A Força do Pensamento do Povo Cigano – 2018 e 2019
Templo de Umbanda Fé, Amor e Caridade – 2019
Templo de Umbanda Pai João das Matas e Ogum Sete Ondas – 2019
Templo Esp. De Umbanda Mestre Tupinambá – 2015, 2018, 2019
El Maktub – Dança Cigana Brasileira – 2018
Zazu – Apresentação de TCC – Dança Cigana Russa -2018
Shiva Nataraj – Espetáculo – Realidade ou Sonho/ Tomada de Decisão Dança com Xale e Lencinhos – 2015
Sbanos – Dança com Leque – 2011
Conchitas – Confraternização – 2010
Fraternidade de Luz Perseverança e Amor – Festa Cigana de 2008 a 2019
Formação
Jun/2019 – Workshop de Cultura Cigana – História do Povo Cigano e sua Tradições – Ministrado por Nicolas Ramanush – Projeto Tenda Gypsy – 8horas/aula
Jun/2019 – Workshop de Chá Cigano e Rumba Gitana em Triana – Ministrado pela Prof. Brigitte Angel – Escola de Dança Caravana do Vento – 6horas /aula
Mar/2019 – Curso de Dança Femininas Integradas – Dança com o Jarro -Movimentos da Dança Árabe e Indiana – Ministrado por Saphyra Cristiane – Espaço Boutique Cigana – 03/2019 a 05/2019 – 20 horas/ aula
Nov/2018 – Curso de Capacitação em Danças Circulares e Sagradas – Ministrado por Mônica Goberstein – Atelier Musical Enny Parejo – 04 /2018 a 11/2018 – 92 horas /aula
Nov/2018 – Dançando com a Grécia – Syrtos – Ministrado pela Prof.Jovanna Constantinidou -Espaço Terapêutico Movimentos – 4 horas /aula
Agos/2018 – Workshop de Tochas, Xale e Roman Havasi – Ministrado pelas Prof. Mhelani Souza, Prof. Francis Negri e Nathalia Saphyra – Espaço Alegria Cigana – 6 horas /aula
Jul/2018 – Curso de Aprofundamento em Cultura e Danças Ciganas – Ministrado pela Pesquisadora e Membro CID-UNESCO Prof.Sayonara Linhares – Casa de Cultura Zazu – 03/2017 a 06/2018 – 104horas/aula
Out/2017 – Workshop de Rumbas (Diferenças Flamenca, Gitana, Espanhola e Catalana) – Ministrado pela Bailaora Ana Paula Ferrari – Espaço Alegria Cigana – 5horas/aula
Set/2017 – Workshop de Dança Cigana da Macedônia (Indijski Cocek e Jeni Jol Cocek) – Ministrado pela Pesquisadora e Prof. Sayonara Linhares CID UNESCO- Casa de Cultura Zazu – 3horas/aula
Nov/2015 – Formação de Condutoras de Círculos de Mulheres – Ministrado pela Filósofa Patrícia Fox – Feminino Essencial Centro de Conhecimento, Arte e Cultura – 11/2015 a 12/2016 – 117horas/aula
Jan/2015 – Curso de Extensão em Dança Cigana – Ministrado pela Coreógrafa e Mestra Mhelani Souza – Espaço Alegria Cigana – Abril de 2014 a 01/2015 – 78horas/aula
Set/2014 – Workshop de Dança Cigana Modalidade Balkans – Ministrado pela Embaixadora e Bailarina Internacional Romani Simona Jovic – Espaço Alegria Cigana – 1hora/aula
Maio/2013 – Workshop de Tradição e Cultura Cigana Dia de Santa Sara – Ministrado pela Coreógrafa e Mestra Mhelani Souza – Espaço Alegria Cigana – 5horas/aula
Jan/2010 – Curso Livre de Tradição e Cultura Cigana – Ministrado por Albino Granado – Universidade Casa de Bruxa – 6horas/aula